Informações

O Instituto Saber é fruto de mais de 20 anos de experiência da Escola de Educação Infantil Equilíbrio, que possui uma trajetória de sucesso na cidade de Piracicaba. Durante esse tempo, atendemos muitos alunos, sempre conciliando cuidado e educação.

Percebemos, através de relatos de pais, que muitos desejavam a continuidade, pois o fato de conhecer as características de cada aluno facilita o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Empenhados em proporcionar aos alunos e familiares a mesma atenção, criamos o Instituto Saber. Para nós, a conquista de uma significativa etapa que está atendendo a todos que priorizam um ensino de qualidade aos seus filhos, praticado por uma equipe dedicada e responsável coordenação pedagógica.

Conheça nossa proposta pedagógica!

 

Av. Maria Elisa, 389 – Vila Rezende – 3421 3085
www.ensinosaber.com.br

OS NATIVOS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Adolescentes e crianças que nasceram entre meados dos anos 90 (século passado), até o início dessa década, formam uma geração de alunos que dificilmente consultou uma enciclopédia para realizar uma pesquisa escolar. Pelo fato de terem nascido com as novas tecnologias funcionando a todo vapor, esses alunos, muitas vezes, são “criados dentro” das redes sociais.

O mundo dessa turma é tecnológico e virtual. Para eles, é impossível imaginar a humanidade sem internet, smarthphones, computadores, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição. A vida é regada por muitas informações; tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.

Normalmente são alunos imediatistas e práticos, que conseguem se concentrar por menos tempo que as gerações passadas. Por perceberem rapidamente a grande vantagem da internet – acesso fácil e a qualquer momento, acabam preterindo a fala do professor, ou melhor, a aula, pois sabem que podem, num piscar de olhos, fazer uma leitura sobre aquele assunto. A internet estimula as inteligências múltiplas de diversas maneiras, mas talvez de forma superficial. Por exemplo: a leitura em profundidade foi substituída por posts. Para que o aluno precisa ler um livro sobre determinado assunto se o Google disponibiliza o resumo, se o Youtube oferece os mais fantásticos (e bizarros) vídeos dos mais diferentes assuntos?

Com tudo isso a vida no virtual fica fácil e bem desenvolvida, mas em contrapartida muitas vezes a vida no real fica prejudicada pelo não desenvolvimento de habilidades nas relações interpessoais. Vive-se virtualmente aquilo que a realidade não permite. Talvez daí venha o fascínio por jogos fantasiosos, que permitem a mudança de identidade apenas usando as pontas dos dedos. Muitos alunos sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal, o que acaba por causar diversos problemas principalmente com a geração anterior a sua. Esses alunos geralmente mostram dificuldade para desenvolverem conduta de ouvintes atentos.

Por todos esses motivos, escola e família devem formar parceria para promoverem a mediação daquilo que será visto para que as tecnologias sejam exploradas de forma benéfica. Assim, é necessário que a equipe escolar esteja motivada, busque qualificação permanente, conheça as características das novas gerações, os processos cognitivos de aprendizagem, as novas tecnologias e, claro, interaja com elas. Nesse sentido, consideramos que o número limitado de alunos por classe é essencial na manutenção da qualidade das interações/interatividades e da identidade dos alunos.

Todas as nossas classes são compostas por, no máximo, dezoito estudantes.

PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

Nas classes com disponibilidade de vagas para 2018, as mesmas poderão ser reservadas por pais ou responsáveis a partir de 15/08/2017 pessoalmente, através de telefone 3421-30085 ou e-mail atendimentosaber@teclamail.com.br – Informando nome completo do aluno, classe e período, além do nome do responsável, telefone e e-mail. A escola providenciará os documentos (requerimento de matrícula + contrato de prestação de serviços educacionais) e entrará em contato para efetivação da matrícula. Como várias classes funcionam com as vagas preenchidas e os alunos em curso têm preferência na renovação de matrícula, só reservaremos vagas para alunos novos após a finalização das reservas internas que acontecerá em 05/09/2017.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

  • Cópia da Certidão de Nascimento
  • Cópia da Carteira de Vacinação
  • Declaração de Transferência (a partir do 2º Ano)
  • Histórico Escolar (pode ser entregue no início das aulas)
  • Declaração de frequência na Educação Infantil (para o 1º Ano)
  • Atestado médico (para a prática de Educação Física)

PAGAMENTO DA MATRÍCULA

Falta na avaliação substitutiva: Somente poderemos agendar outra data para avaliação substitutiva mediante apresentação de atestado médico.

Entrega de trabalhos/tarefas: Os alunos devem anotar nas agendas as datas de entrega de trabalhos e tarefas, pois o não cumprimento do prazo implica na perda de pontos. A falta de cuidado com a apresentação do trabalho também diminui a pontuação. Atenção: não aceitamos trabalhos em folhas de caderno com rebarbas.

Dias letivos: As atividades extras que constam no calendário escolar repõem as emendas de feriados, então os alunos devem comparecer para compensação no caso do risco de reprovação por faltas. Além disso, elas se configuram em ricas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e valores como se apresentar em público, solidariedade, responsabilidade e respeito, dentre outros.

Aulas extras para os alunos do Projeto Alternativo: Todos os alunos que frequentam a escola no horário inverso ao que estudam, devem permanecer nos ambientes das aulas extras propostas. Atenção: Se o aluno se recusar ou não conseguir participar de alguma aula, não será obrigado, mas deverá ficar no local como monitor ou em atividade que não prejudique seu grupo – Exemplo: leitura.

Tecnologia móvel: É proibido o uso de celulares e tablets em sala de aula ou em qualquer dependência da escola, salvo com autorização da direção em casos específicos.

Relacionamento afetivo: O fato de alunos adolescentes resolverem namorar ou “ficar” pode ser comentado na escola. No entanto, é proibido qualquer contato físico ou troca de carícias nos diversos ambientes do Instituto Saber.

Intervalos: Os alunos devem sair da sala para melhorar o rendimento nas próximas aulas. Como maneira de prevenção de acidentes, são contidos nas brincadeiras de corridas e reproduções de lutas.

Higiene da escola: Todos devem colaborar com a limpeza da escola e com a coleta seletiva de resíduos.

Imposição de regras a revelia por alunos: Qualquer ideia que se diferenciar das normas existentes (Ex: trazer bolo para comemorar aniversário da amiga, um aparelho de som para ouvir no intervalo ou algo para vender), deve ser comunicada à direção que optará pela permissão ou proibição da mesma.

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalhar o lúdico, promover a interação da criança com os colegas de classe para estudar/brincar é nossa prioridade para essa faixa etária. Afinal, com a ampliação do Ensino fundamental, a turma de “Pré” passou a ser o 1º Ano. Então, é essencial manter a identidade tanto pedagógica como de instalações com a última etapa da Educação Infantil.

ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DA TARDE

A maioria dos adolescentes é vítima hoje da chamada privação crônica do sono, relacionada a comportamentos que vão de irritação e baixo rendimento escolar à busca por estimulantes e/ou relaxantes (medicamentos, energéticos, nicotina e álcool, dentre outros). A maior e mais completa pesquisa sobre o padrão de sono na adolescência, feita pela Fundação Nacional do Sono dos EUA, constatou que apenas 15% dos jovens de 13 a 18 anos dormem o número mínimo de horas necessárias: oito horas e meia nos dias letivos.

Na puberdade, o ritmo biológico de adormecer e despertar sofre um atraso, o que faz do adolescente um ser biologicamente programado para dormir e acordar mais tarde. Na maior parte da manhã, seu cérebro não está em estado de vigília. Mesmo os jovens que dormem o suficiente tendem a ficarem sonolentos até o meio da manhã e absolutamente alertas a partir do meio da tarde.

O principal “ladrão de sono” do adolescente é o horário da escola, que começa cada vez mais cedo a partir da segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º Ano), o que vai na contramão do atraso fisiológico do sono. Atrasar o início do horário das aulas parece ser uma boa medida. No Estado de Minnesota (EUA), algumas escolas adotaram novos horários, e o desempenho dos seus alunos tem sido superior ao daqueles que entram mais cedo em outros estados.

A divulgação das descobertas no campo do sono é mesmo muito recente.

Até os anos 90, fora do meio acadêmico, não se falava desse atraso fisiológico do sono do adolescente. Assim, para a maioria das pessoas, o horário de dormir não passava de uma questão educativa, de impor limites.

Visando a melhora na qualidade de vida dos jovens, o Instituto Saber se dispõe a formar turmas de Ensino Médio no período da tarde, desde que haja jovens interessados.

INFRAESTRUTURA

Laboratórios (Ciências e Informática), sala de eventos, áreas para atividade física, copa comunitária, cozinha experimental, cantina… São exemplos de ambientes que compõem nossa infraestrutura física.

Contamos também com local para embarque e desembarque de alunos, projetado para oferecer segurança e praticidade.

NORMAS DISCIPLINARES

Algumas das normas a seguir foram estabelecidas antes mesmo da inauguração do Instituto Saber, por serem essenciais para a implantação dos cursos. Outras foram temas de reuniões e surgiram da necessidade após análise de gestores, educadores, pais e, em algumas situações, também dos alunos. Sendo assim, é importante que os pais ou responsáveis, bem como os alunos novos as conheçam antes da efetivação da matrícula.

Uniforme Escolar: O uso do uniforme de inverno ou de verão completo é obrigatório. Comunicamos aos que não podem ou não querem adquirir calças, bermudas e jaquetas, que é permitido o uso dessas peças de outros modelos desde que sejam na cor azul marinho ou jeans azul escuro. Atenção: É proibido customizar o uniforme.

Pontualidade: Toleramos atraso máximo de dez minutos (entrada na primeira aula da manhã até 07h40min e da tarde até 13h10min Ensino Fundamental II ou 13h25min Ensino Fundamental I).

Conservação das mochilas nas sacadas: Para melhor concentração nas aulas e aproveitamento do espaço físico das salas, as mochilas devem permanecer nas sacadas.

Postura em sala de aula: É obrigatório manter-se de maneira adequada em sala de aula. Caso algum aluno durma, telefonamos imediatamente para os responsáveis que deverão buscá-lo. Em caso de indisciplina, o aluno é encaminhado à Orientação Educacional.

Conscientização sobre o processo de avaliação: Os alunos devem entender a avaliação como uma etapa essencial para o autoconhecimento. Afinal, através dela, percebem em que estão bem e no que precisam melhorar. Assim, qualquer iniciativa de cola, presenciada pela equipe escolar, é punida com anulação das questões respondidas até o momento e advertência por escrito.

Falta nas avaliações: Só podem ocorrer por motivo de força maior. Sendo inevitável, o aluno terá direito à avaliação substitutiva que é aplicada por responsável pela Coordenação Pedagógica em horário inverso ao de aula. Importante: A avaliação substitutiva só poderá ser aplicada após o preenchimento do requerimento pelo responsável e apresentação do atestado médico para justificar ausência por motivo de saúde ou pagamento da taxa por outros motivos, como por exemplo, viagem.

UNIFORME ESCOLAR

Confira abaixo os principais argumentos que nos levam a manter o uso obrigatório do uniforme.

  1. É prático
  2. Preserva a infância e juventude
  3. Garante conforto e segurança
  4. Minimiza a vaidade
  5. Equilibra as diferenças sociais
  6. Diminui o risco de bullying
  7. Inibe o consumismo
  8. Induz à disciplina
  9. É econômico
  10. Confere responsabilidade

As opções de peças são:

  • Camiseta escolar (modelos: cavada, manga curta e longa – cores: branca, rosa e preta).
  • Bermuda até a altura do joelho ou calça comprida (azul marinho ou jeans azul escuro).
  • Conjunto de tactel ou de moletom unissex ou conjunto de helanca feminino.
  • Calçado de livre escolha podendo ser tênis, sapato, sapatilha, bota ou sandália – restrição aos chinelos.

As camisetas, bem como bermudas e conjuntos são adquiridos no Instituto Saber.

Durante o ano, promovemos atividades em que o uso do uniforme é dispensado. Nessas ocasiões comunicamos com antecedência.

ALIMENTAÇÃO

A escola disponibiliza copa com geladeira para conservação dos lanches que os alunos trazem de casa.

Também contamos com a cantina que atende nos seguintes sistemas:

  • Aquisição antecipada de fichas.
  • Cartão de débito personalizado.
  • Pagamento em dinheiro no ato da compra.

Salgados assados, pão de queijo, sucos, iogurtes, biscoitos, bolos, gelatina, frutas e cereais são exemplos de alimentos oferecidos.

O almoço é composto por arroz, feijão, carne, acompanhamentos e salada.

Vários alunos almoçam todos os dias letivos, enquanto alguns solicitam a refeição esporadicamente. Na segunda opção, é necessário avisar com, no mínimo, três horas de antecedência.

MATERIAL ESCOLAR

A nossa meta é a formação integral do aluno, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento no meio físico e social.

Para tanto, a metodologia adotada é a sociointeracionista, ou seja, o aluno aprende fazendo.

Visando a sistematização do aprendizado, adotamos livros didáticos e utilizamos cadernos, além de outros materiais pedagógicos. Desta forma, ficamos livres de contrato com sistema de ensino, podendo ter maior flexibilidade para alteração de itens da lista de material de acordo com as necessidades dos nossos alunos ou evolução do mercado editorial.

Também adotamos, no mínimo, quatro livros paradidáticos (literatura infantojuvenil) por classe.

Os livros didáticos e paradidáticos podem ser adquiridos diretamente das editoras através da escola ou, se as famílias preferirem, entregamos a lista dos títulos para aquisição em livrarias.

AULAS EXTRAS

Ballet, culinária, futsal, judô, musicalização, sapateado, violão e teatro são oficinas desenvolvidas semanalmente, em caráter extraclasse, isto é, além do horário de aula.

Os alunos podem escolher as aulas extras de acordo com suas preferências.

HORÁRIOS

Os horários foram estabelecidos visando melhor aproveitamento dos alunos e facilidade no fluxo de veículos nas proximidades da escola.

No entanto, para conciliar horário de trabalho dos pais, permitimos antecedência na entrada (a partir 06h45min e 12h30min). Também são permitidos atrasos no horário de saída (até 18h15min – Ensino Fundamental e 18h35min Ensino Médio).

Além desses momentos de tolerância, sendo necessário, é possível que o aluno permaneça mais tempo na escola. Para isso, desenvolvemos um Projeto Alternativo com atividades como: convivência entre alunos, estudo monitorado (tarefas e pesquisas), informática, recreação, hora da leitura, jogos e aulas extras.

Considerando que algumas aulas extras envolvem custo adicional, sugerimos a consulta de valores na secretaria.

PARCERIA ESCOLA – FAMÍLIA

Consideramos a parceria Escola – Família essencial para o pleno desenvolvimento do aluno. Por isso, durante o ano, promovemos reuniões e festividades, além, é claro, do contato diário com pais ou responsáveis. Quanto às festas escolares, é importante destacar que tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental e no Médio, as mesmas só têm sentido quando estão vinculadas aos projetos pedagógicos. Dessa forma, elas não são realizadas para completar os dias letivos do calendário escolar ou aumentar o faturamento com a cobrança de ingressos e vendas nas barracas; pelo contrário, nossa intenção é sempre alinhar: APRENDIZADO – INTERAÇÃO – SOLIDARIEDADE DIVERSÃO.

ESTUDOS DE CAMPO

São aulas que promovem o deslocamento da classe para ambientes que possibilitam aos estudantes o contato direto com a realidade que os cerca. Tal recurso pedagógico é marcado pelo movimento em direção ao conhecimento.

A definição de objetivos, a preparação teórica do grupo, o trabalho de planejamento e motivação constituem elementos essenciais para essa modalidade de ação pedagógica. O caráter de pesquisa está sempre presente.

EXCURSÃO

Passeio em grupo, recreativo ou de pesquisa realizado para marcar o encerramento do ano letivo.
Visando melhor planejamento, a data da excursão é comunicada com bastante antecedência. Desta forma, cada família pode se preparar para a despesa, bem como analisar a dedicação do(s) filho(s) nos estudos antes de autorizar a participação.