Normas Disciplinares

Normas Disciplinares

Uniforme Escolar – O uso do uniforme de inverno ou de verão completo é obrigatório. Comunicamos aos que não podem ou não querem adquirir calças, bermudas e jaquetas com nosso logo, que é permitido o uso dessas peças básicas de outros modelos desde que das cores preta, azul marinho ou jeans azul escuro. Atenção: É proibido customizar o uniforme.

Dias letivos – As atividades extras que constam no calendário escolar são reposições às emendas de feriados. Assim sendo, os alunos devem comparecer para compensação de faltas (lembrar do risco de reprovação por ausência). Além disso, elas se configuram em ricas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e valores (como se apresentar em público, solidariedade e responsabilidade, dentre outros).

Organização das mochilas – Para melhor concentração nas aulas e aproveitamento do espaço físico da sala, as turmas de Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) devem manter as mochilas nas sacadas ou corredores. As bolsas dos alunos do Ensino Médio poderão permanecer nas classes.

Postura em sala de aula – É obrigatório manter-se de maneira adequada em sala de aula respeitando professores e colegas; realizando as tarefas orientadas; participando dos debates e leituras.

Tecnologia móvel – É terminantemente proibido o uso de celulares e similares em sala de aula ou em qualquer dependência da escola, salvo com autorização da Direção em casos específicos.

Intervalos – Os alunos devem sair da sala de aula nos horários de intervalos para que possam interagir com colegas de outras salas e suprir necessidades básicas. Como maneira de prevenção de acidentes, brincadeiras de corridas e reproduções de lutas são contidas.

Entrega de trabalhos/tarefas – Os alunos devem anotar nas agendas as datas de entrega de trabalhos e tarefas de casa. O não cumprimento do prazo implica na perda de pontos. A falta de cuidado com a apresentação dos trabalhos também diminui a pontuação. Atenção: Recusamos trabalhos em folhas de caderno com rebarbas.

Conscientização sobre o processo de avaliação – Os alunos devem entender a avaliação como uma etapa essencial para o autoconhecimento. Afinal, através dela, percebem em que estão bem e no que precisam melhorar.
Obs: Qualquer iniciativa de cola, presenciada pela equipe escolar, terá como punição a anulação das questões respondidas até o momento e advertência por escrito.

Falta nas avaliações – Só podem ocorrer por motivo de força maior. Sendo inevitável, o aluno terá direito à avaliação substitutiva, que é aplicada em horário inverso ao de aula de segunda a sexta-feira ou na manhã de sábado.

Importante: A avaliação substitutiva só poderá ser aplicada após o preenchimento do requerimento pelo responsável e apresentação do atestado médico para justificar ausência por motivo de saúde ou pagamento da taxa por outros motivos, como por exemplo, viagem.

Relacionamento afetivo – O fato de alunos adolescentes resolverem namorar ou “ficar” pode ser comentado na escola. No entanto, há a proibição de qualquer forma de contato físico ou troca de carícias nos diversos ambientes do Instituto Saber.

Imposição de regras por alunos – Qualquer ideia que se diferenciar das normas existentes da escola (Ex: trazer bolo para comemorar aniversário da amiga, uma caixa de som para ouvir no intervalo, algo para vender etc), deve ser comunicada à Direção, que decidirá pela permissão ou proibição da mesma.